quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Um ponto final. E uma satisfação para mim mesmo

Sasqua meu caro, você fez surgir indiretamente, ou não, uma definição melhor do meu humilde blog na sua lista de blogs que fiquei instigado a escrever de novo. Ou, eu mesmo tenha escrito isso há meses atrás e hoje vejo que foi inteligente. De qualquer modo, serve para por um ponto final no Terra de Gelo. Nunca me senti estimulado o suficiente para escrever e cuidar desse blog. Gosto de festa, de atenção, de comentários. Sei de quem é a "culpa" pela falta de "atração" do mundo para a minha voz. O blog ficará no limbo dos blogs com mais dignidade pelo menos para mim. E será eternamente acessado através do Google. Faz parte da minha natureza, a minha ineficiência jornalística, Mas já era. Matei uma criaçãozinha.
Criarei outro blog em breve, no meu terreno, com o auxílio dos meus "aguçados" ouvidos.


Para fechar com fotos e musica (apenas na mente). Coloco as que tirei no "Nattura". Um show protesto de Bjork e Sigur Ros, contra a construção de usinas de energia termoelétricas. Que causam a destruição das espaçosas e quase alienígenas paisagens islandesas.




Bjork executando "Wanderlust", e do lado direito o grupo de metais de Hafnarfordur.



Bjork e Sigur Ros juntos no palco, executando a disrítmica "Gobblidigook".


takk.

domingo, 29 de junho de 2008

Sellfoss, "Glósóli", Geysirs e risadas...

Semana mais que memorável e compartilhada... A minha companheira de aventuras, Patrícia atravessou o Atlântico, e viu comigo paisagens de um dos lugares mais inóspitos do planeta.
Não é todo dia que tenho a oportunidade de conhecer um cenário cinematográfico, digo... de
verdade. Conheci o penhasco que aparece no videoclipe "Glósóli", da banda islandesa Sigur Rós.
O lugar chama-se Sellfoss, o penhasco com "vôo à Peter Pan e os garotos perdidos", chama-se Valahnukur. Postei o clipe "Glósóli" num dos posts anteriores.

Sellfoss foi o lugar mais abalado pelo terremoto de maio. Novos geysirs foram criados...
Aprendendo a usar a camera, o video ficou legal, mesmo que meio "sem querer querendo".

Mais perigoso que Geysirs borbulhantes são os pássaros no caminho... Agora eu entendo o Alfred Hitchcock.

"Os pássaros investiram sobre as nossas cabeças", como bem disse o meu amigo português, Carlos.

Pegamos uma sequência de fotos hilária...

Vemos aqui, nessa foto, os meus caros e divertidos amigos: Dany, Val e Carlos. Como vocês podem perceber, a Val está a correndo... e os dois aventureiros permaneceram no lugar. Dany está a com a máquina empunhada... pronto pra enfrentar a fera que protege o ninho... Os dois fitam, no canto superior direito da foto, o movimento da ave, que daria início a um ataque...
Carlos achou melhor correr... Dany achou melhor tirar uma foto...
"Run Forrest, run!" Hahuahuahua.
Tem muita coisa ainda... snorkelling em meio as falhas geológicas da terra (Silfa), exploração de cavernas, trekking nas montanhas com rios quentes, trilhas motorizadas num quadriciclo, e o show de graca de Björk e Sigur Rós, que nem preciso dizer que foi de f...
Fotos e mais fotos, vide Paty bb filckr. Clique nesse link aqui.http://www.flickr.com/photos/12845049@N07/





quinta-feira, 12 de junho de 2008

"Rir pra não matar", um raciocínio lógico.

Sobre frases de efeito, e o fato de ser prejudiado, e rir mesmo assim.¨Você um dia vai rir disso...¨ quem nunca ouviu essa pérola? Pra mim ela não serve, parece incompleta, falta algo... Na contramão, penso no desenho Os Simpsons e aquele programa " é engracado quando acontece com os outros" na chamada interativa do Springfield News, pelo o que eu me lembre. Essa frase é boa, mas traz um sentimento de dó, pena... Fraco demais... Tem o irônico, " Always look on the bright side of the life", do Monty Pyton... que chegou perto, mas é irônico... Creio que a melhor forma de pensar seja, "Rir pra não matar", Eis algumas "situations",
  1. Alguém que te promete um pagamento, e te paga menos...
  2. Uma mulher depilar-se toda, inclusive os pelinhos do ânus, com o seu dinheiro na cabeleireira, pra usufruí-lo, (no caso, o seu dinheiro e o ânus), com um(s) de seus amigos. Seja na vida real, ou na web cam enquando descansas pra mais um dia de trampo. (Soa como poesia pos-moderna....)
  3. ouvir europeu fazer piadinha de mulher brasileira, e perceber que as européias são a mesma coisa, só que não têm bunda.
  4. Ver o Coringão perder de novo.

"Onde deixei a minha Ak 47?" Pensou Osama.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Fotos pra ¨encher linguiça¨. Pelo menos não pus fotos de linguiça...

Quatro horas da manha. Pegando um solzinho na beira da praia.

Arredores de Pingevellir. Eu pendurado na porta do carro...



The end.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

Sensações analfabetas - parte 1

Mais fortes do que as linguagens escrita e falada... A harmonia é um abraço, a melodia um beijo. Imagens de vida e morte. Sensações que desprezam o conhecimento da lingua. (Pra quem gosta).

Sigur Rós - Sæglópur

sexta-feira, 30 de maio de 2008

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Celebridades

Sobre a nova sensação da Islândia. Beggi og Pacas, meus padrinhos, tios. Casal já famoso nas revistas de decoração islandesas. Possuem uma bela casa centenária, com um jardim que é ¨ponto de visita¨ aqui na pacata e pequena cidade de Hafnarfordur.

Desde que cheguei no país, ¨meus tios¨estavam bastante ocupados. Participaram por quase 3 meses num ¨reality show¨ chamado ¨Haedin¨. Exibido os horários nobres.
O show, basicamente, era sobre decoração de casa. Dos milhares de casais islandeses inscritos, Beggi e Pacas, e mais dois casais foram selecionados.
Por 3 meses, eles viveram em uma espécie de condomínio novo. Lá , o canal Studio 2, responsável pelo programa, montou um esquema pesado de câmeras que os filmavam até na hora de dormir... E, como todo reality show, apesar de eu não gostar muito disso, o ¨grande barato¨, era filmar o comportamento dos casais, coisa que iria pesar muito mais no final, no veredicto do povo. Toda semana, um cômodo da casa ia a julgamento. Este era feito por pessoas especializadas em decoração e arquitetura, que geraram muita polêmica, e por isso mesmo, renderam cada vez mais olhares curiosos, até dos islandeses mais conservadores.



Lógico, a grande sensação do programa foi o casal homosexual, de longe muito mais divertido do que os outros dois casais, que apesar de mostrarem também competência no trabalho decorativo, foram ofuscados pelo humor irônico do Beggi, e pela realeza do gay pride islandês, meu tio Inácio Pacas.




O último programa foi ao vivo, e eles (Beggi e Pacas) venceram com 60% dos votos. Hoje, vivo com duas celebridades que por onde passam não deixam de ser percebidos... Acompanhei a ascensão dessas ¨estrelas¨ de perto... e pelo visto, os dois vão ainda muito longe...


Para maiores informações, visitem o site http://www.visir.is/ . Espero que alguém compreenda islandes.









quinta-feira, 22 de maio de 2008

Menos de um mês.


O tempo passa... ainda bem. Aguardo ansiosamente a sua vinda à Islândia.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Wow!

Rafa, Gui e Sasqua, preparem - se. Isso que é ¨sangue nos zóio¨, virtualmente...



¨Now I bet many scars, but I would walk no other path¨. Hehehe.






terça-feira, 20 de maio de 2008

Þingvellir National Park e os Geysirs (The Fire Belt crossing)

Crianças e Geysirs. Não perceberam o meu clique.


Por um momento achei que sairia do parque queimado.



Þingvellir, o Parque Nacional da Islândia, local do antigo parlamento do governo e cenário das sagas vikins. Poço dos desejos... jogue uma moeda. O meu ¨meio-irmãozinho¨ Robert desejou uma ¨Laser gun¨. Eu as vezes amo as crianças...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Mais do que palavras.

Algumas coisas são verdadeiras. Tenho muita sorte de ser amado. Amo vocês na mesma medida.

sábado, 3 de maio de 2008

Mt. Keilir _ (379m)

Subi o monte Keilir, um vulcão extinto, a menor montanha da Islândia. Um ¨light trekking¨, 3 horas de caminhada.

No topo da montanha, 379 metros. Eu, e um grupo de trilheiros.


Meu equipamento: mochila, rango e os sticks de escalada.

Trilha sonora: ¨Joga¨.
















domingo, 6 de abril de 2008

Wanderlust, o futuro do videoclipe

O que esperar da Björk? Clipe em 3d, e música extraordinária! Essa versão é uma prévia, está em 2d, a versão 3d sairá no dia 14 de abril (para assisti-la será necessário uso de um óculos 3d).

Estou embasbacado! Imagina em 3d!

Futuro...



Obs:. Não encontrei nenhum vídeo do "Wanderlust " com uma boa definição da imagem no youtube, pra quem quiser assisti-lo num gráfico melhor, é só acessar http://www.myspace.com/bjork

sábado, 5 de abril de 2008

Maldito Ozzy!

Pois é, sempre sonhei em ver o Ozzy, e quando saio do Brasil, o puto aparece... não só com Zakk Wylde na guitarra, mas com a cozinha chefiada pelo Mike Bordin, ex - baterista do revolucionário Faith no More. Tem um pequeno detalhe ainda, o Black Label Society.
Para quem não conhece o Ozzy, ele "apenas" ajudou a inventar o rock pesado (quase todas as vertentes) do hard ao heavy, junto com Tommi Iommi, Gezzer Butler e Bill Ward, na "a" banda, Black Sabbath.
E o mais engraçado de tudo, o meu irmão Rafa pagou 90 reais pra ir no Parque Antártica(no show)... Já gastei isso só numa volta de táxi de Reykjavik para Hafnarfordur! Pra Resumir... estou morrendo de inveja dos meus irmãos!

Mas, pulem bastante por mim brous!!!

Aí está uma versão "de ninar à capela", da música Mr.Crowley do Ozzy Osbourne, arranjada pela banda Cardigans. Achei que ia combinar com o meu sono...

segunda-feira, 31 de março de 2008

Icelandic Rock Bands

Enquanto Björk e Sigur Rós não dão as caras em Reykjavik concentro esforços nos "bicos", buffets semanais, pra pegar uma grana e conhecer bandas.
Aðgöngumiði
é o nome de um bar (fácil de pronunciar o nome, principalmente depois de algumas canecas), um belo bar por sinal, que infelizmente será demolido. No lugar, construirão um dos lixos do século 20, uma boate - disco.
Sorte e azar, é realmente uma pena conhecer algo (o bar) que vai deixar de existir tão já. Bem, que assim seja. Conheci duas bandas islandesas famosas, o Brain Police e o Deep Jimi & the Zep Creams. Originais? Fantásticas? Não. Mas é rock, e muito bem tocado. E a galera que curte, agita pra diabo! Eu, no entanto, agarro a loira gelada, e penso: "... Meu, tô na Islândia..."


Brain Police - "Mr. Dolly". Essa banda é bem mais legal ao vivo, sem dúvida.


Deep Jimi and The Zep Creams - Rock for Britney Spears




sexta-feira, 28 de março de 2008

Ramones, e a Existência Humana.

Ontem eu me adentrei no meu ser, digo profundamente, la dentro mesmo, deprimido, quando voltava de ônibus de Reykjavik. Tive uma sensacao de "esmagamento"que doia os ossos, somado ao clima que estava péssimo... um "locus horrendus", cinza e frio pra diabo. Fiz a burrada de me agasalhar mal, e senti os meus pulmões congelarem... (nao corri risco algum, porque a central do buzao fica muito perto da casa em Hafnarfordur... o tempo aqui muda num piscar de olhos... estava ensolarado de manha) Enfim, morrer congelado nao deve ser gostoso, (pensei) e a novela da "existência humana", o peso do mundo, se apossou de mim, do nada, como uma abelha que pica sem avisar, ou um cocô, dum maldito cachorro, que carimba a sola, quando entretido com o azul do céu, ou com o leve, e belo, balançar de glúteos... Desespero, medo, solidão, falta de vontade, ilusões... Putz... uma lista razoável de extensa! Não existem respostas práticas...
Ainda bem que existe o computador, e o bendito Sr. Youtube! Esse sim, merece reverência de multidões em catedrais! Nele, no youtube, encontro guitarras práticas que respondem, que conversam comigo. A harmonia "punk"do Ramones, melodicamente entrecortada por umas das vozes mais memoráveis, e porque não, mais autenticas do rock... Na musica, I don't want to grow up... Até o Joey Ramone é filosofo! E, que filosofo!




Sasqua e Cassiao, esse som é pra voces... Uta putas!

Eis a filosofia...

I don't wanna grow up


When I'm lyin' in my bed at night
I don't wanna grow up
Nothing ever seems to turn out right
I don't wanna grow up

How do you move in a world of fog that's
always changing things
Makes wish that I could be a dog

When I see the price that you pay
I don't wanna grow up
I don't ever want to be that way
I don't wanna grow up

Seems that folks turn into things
that they never want
The only thing to live for is today...

I'm gonna put a hole in my T.V. set
I don't wanna grow up
Open up the medicine chest
I don't wanna grow up

I don't wanna have to shout it out
I don't want my hair to fall out
I don't wanna be filled with doubt
I don't wanna be a good boy scout
I don't wanna have to learn to count
I don't wanna have the biggest amount
I don't wanna grow up

Well when I see my parents fight
I don't wanna grow up
They all go out and drinkin' all night
I don't wanna grow up

I'd rather stay here in my room
Nothin' out there but sad and gloom
I don't wanna live in a big old tomb on
grand street
When I see the 5 o'clock news
I don't wanna grow up
Comb their hair and shine their shoes
I don't wanna grow up

Stay around in my old hometown
I don't wanna put no money down
I don't wanna get a big old loan
Work them fingers to the bone
I don't wanna float on a broom
Fall in love, get married then boom
How the hell did it get here so soon

I don't wanna grow up



quarta-feira, 26 de março de 2008

"What have I become?"

O prazer vira dor, a dor vira musica. No caso, "Hurt" do Nine inch Nails, regravada por Johnny Cash, e regravada por mim, pela web cam, que nao tem um som ruim ate...
Dedico essa musica aos meus irmaos, e a uma linda moca de olhos verdes perdida em Chicago.

sábado, 22 de março de 2008

Mais Bjork.

Pra quebrar a tensao do post anterior, da bela e alienigena ¨Pluto¨ posto uma das minhas musicas favoritas... ¨Hunter¨, ao vivo em Cambridge, com uma introducao de cordas digna de um requiem...

If travel is searching

And home has been found

I'm not stopping

I'm going hunting

I'm the hunter

I'll bring back the goods

But I don't know when

I thought I could organize freedom

How Scandinavian of me

You sussed it out, didn't you ?

You could smell it

So you left me on my own

To complete the mission

Now I'm leaving it all behind

I'm going hunting

sexta-feira, 21 de março de 2008

sexta-feira, 7 de março de 2008

Blue Lagoon

A Blue Lagoon 'e um "spa" que tambem fornece energia eletrica para as cidades vizinhas, num "power plant" perto deste lago. A agua e' quente e turva e vem das profundesas da terra. Um lugar bem relaxante, com bar, restaurante, saunas artificiais e naturais, alem logico, das grandes piscinas naturais. O site do Blue Lagoon 'e http://www.bluelagoon.com/

terça-feira, 4 de março de 2008

Suor, festas e a Northern Lights!

A península Snæfellsnes fica a duas horas de carro de Reykjavik, e a sensacao de isolamento total da civilizacao eh um remedio pra quem quer aprender a enfrentar a solidao...
As paisagens sao de outra planeta, restos de lava em toda peninsula (essas pedras pretas cobertas de neve que aparecem na foto) ao redor de vulcoes inativos e ativos, (os vulcoes ativos nao estao longe, logo terei a oportunidade de ve los).
E digo com absoluta certeza. As fotos nao dao conta de mostrar a monstruosiade dos espacos, do oceano, e das montanhas... o enquadramento da foto eh pequeno demais ... O campo de visao da paisagem eh absurda... nao da pra descrever...

Pra minha surpresa, tem bastante gente empregada no Hotel Budir (na foto), e todos sao jovens, e muito solicitos. Trabalham a todo vapor... Depois do "trampo" arrumam qualquer motivo pra "tomar umas"...

Quanto ao meu oficio, trabalho principalmente na cozinha lavando tudo com a ajuda de um equipamento sofisticado... No primeiro dia, enfrentei um casamento... Tudo tinha que ser muito rapido (a limpeza) , fiz o melhor que pude, cortei um pouco o dedo, e ele nao parava de sangrar.... Sai da cozinha, e fui pra fora do hotel, passei um pano na neve pra estancar o arranhao, pra nao sujar as coisas... Quando olhei para o ceu, la estava ela... a faixa verde e larga ...que ia do horizonte ate metade do ceu, que estava parcialmente nublado... era a aurora boreal ! Nao existem palavras para descreve- la... e preciso de uma maquina mais sofisticada que a minha sony 3.0 pixels, pra tirar um foto decente.

Aqui eh o quintal da casa onde estou hospedado, a casa fica a 20km do Hotel... festas, e fogos de artificio pra iluminar a noite... Num lugar completamente isolado...


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Finalmente, trabalho!


Poise! Estou tao feliz! Parece que ganhei na loteria... e ganhei mesmo. Trabalharei num hotel muito tradicional, o Hotel Budir, na península Snæfellsnes, lugar que inspirou a obra de ficcao cientifica "Viagem ao centro da Terra" de Julio Verne. A montanha de neves eternas, ao fundo, eh o Snæfellsjökull, onde seria a entrada para o miolo do planeta. Vou subir pra conferir... o meu irmao Rafa ja subiu... As paisagens sao de tirar o folego, mar, lava e montanhas...
Essa foto que postei, peguei no site do Hotel Budir, http://www.hotelbudir.is/ pra quem quiser dar uma olhada, e me visitar no futuro...
Hoje darei umas cambalhotas na neve e beberei umas cervejas pra comemorar!!!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

"Snowblind"

O domingo comecou ensolarado. Sai pra dar uma volta a pe no centro de Hafnarfjordur. Em poucos minutos, o tempo mudou completamente... Segundos de silencio, e neve nos olhos...

Reykjavik, e a catedral viking.

No final da rua, ao fundo, esta Hallgrimskirkja a grande catedral luterana de Reykjavik. Uma bela construcao que lembra um barco viking... Ela levou trinta anos para se construida, de 1945 a 1986, e tem quase 80 metros de altura.O viking "esverdeado", que esta um pouco dificil de ver, é Leifr Eiriksson, o descobridor das terras do norte. A estatua foi um presente dos americanos ao povo islandes pelo seus mil anos de "parliament" em 1930. (O exercito americano deixou o pais a alguns anos atras).

Paguei pra pegar um elevador dentro da catedral, e agora, o meu "ticket" vale por toda a eternidade... Posso ficar subindo e descendo a hora que quiser pra tirar fotos de Reykjavik. Essa é uma delas. Casas coloridas, o mar e as montanhas...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

''Bræður og systur''

A maioria dos islandeses parecem nao ''se bicarem'' com os poloneses, maioria imigrante do país. Por isso, criaram um show em homenagem a essa situacao conturbada. ''Bræður og systur'', que significa ''irmaos e irmas'' reuniu diversos artístas (e alguns políticos dos dois países, obviamente), que ''lutam'' por uma melhor harmonia entre esses povos, maior tolerancia por parte dos islandeses. E digo isso, porque mesmo nao entendendo nenhuma palavra, eu tinha ''bons'' tradutores... O que importa é que foi de graca, sentado, comendo e bebendo, e com uma aparelhagem e qualidade de som absurdas. Tinha brasileiros, angolanos, alemas e dinamarquesas no meio da galera da terra gelada.
Os artístas que se apresentaram: Bubbi Morthens, Nydonsk, Mínus, Lay Law, Ragnheidur, Poetrix, South River Band, Raggi Bjarna, Buff, Fabula... entre outros.
A foto em destaque é a banda Mínus (pronuncia da forma que se escreve), que é um dos sons ''pesados'' que mais tenho ouvido ultimamente. É um rock and roll simples, com riffs de boa pegada. O vocalista canta igual ao CD... resumindo... fiquei impressionado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Uma ilha que respira música...

Ontem eu fui na casa do meu vizinho Bjorn, o Bc, e fiquei embasbacado com a quantidade de musica que o cara tem armazenado no computador. Percebi, e ele me contou, que a mesma sede que os islandeses possuem em consumir casas, carros, comida e tecnologia... eles tem pra musica... tinha até uns axés brasileiros perdidos no meio dos nomes mais estranhos e impronunciáveis possíveis... Passei a tarde vendo varias bandas diferentes, e fiquei impressionado com a variedade de estilos. Todos se conhecem como colegas... Hafnarfjordur, que é a cidade onde estou, tem apenas 20.000 habitantes, e a maioria das bandas vem daqui... é realmente impressionante a qualidade e o capricho das gravacoes, clipes, arte de pagina da web e etc...Preciso voltar a tocar logo... hehehe.
Coloquei o link das bandas que possuem o my space, quando vc entra na pagina, ela já comeca a tocar musica.. é bem facil, nao precisa dar download, e algumas bandas colocam os discos recentes de cabo a rabo. Pra quem tiver curiosidade é só dar um checada. Tem rock, folk, pop, instrumental, coros, musica eletronica e mais algumas coisas bem islandesas... E, segundo Bc, todos essa bandas se apresentam direto em Reykjavick, e outras como o Mínus tocam muito na Europa e nos ''US and A''.

Neve e belas paisagens.

Domingo, onze horas da manha, a neve esta bem fofa, e mesmo no jardim é preciso andar com cuidado pra nao cair em algum buraco. Estava pronto para aguentar um frio de 4 graus negativos. O sol gira em torno da linha do horizonte praticamente. A sensacao do dia é de um entardecer de mais ou menos 7 horas. As casas que aparecem ao fundo sao vizinhas. Os terrenos sao grudados, e nao tem divisória. Aqui eles nao fecham nada, nem a casa, nem os carros. Beggi e o meu tio Inácio, me levaram pra um fazenda que fica numa parte mais remota da ilha. No caminho me deparei com paisagens muito bonitas, a estrada passa bem proxima dessas montanhas, e do mar.


Pedras, neve, e um braco do mar (eu tinha falado mar do norte, mas é o Oceano Atlantico). Do outro lado está outra parte da ilha, que ainda nao conheco. Existe um tunel de 7km que passa por debaixo deste canal...


Essa foto foi tirada na fazenda. Foi primeiro lugar que meu tio Inácio morou aqui na Islandia. Os comodos sao alugados para turistas.