terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Finalmente, trabalho!


Poise! Estou tao feliz! Parece que ganhei na loteria... e ganhei mesmo. Trabalharei num hotel muito tradicional, o Hotel Budir, na península Snæfellsnes, lugar que inspirou a obra de ficcao cientifica "Viagem ao centro da Terra" de Julio Verne. A montanha de neves eternas, ao fundo, eh o Snæfellsjökull, onde seria a entrada para o miolo do planeta. Vou subir pra conferir... o meu irmao Rafa ja subiu... As paisagens sao de tirar o folego, mar, lava e montanhas...
Essa foto que postei, peguei no site do Hotel Budir, http://www.hotelbudir.is/ pra quem quiser dar uma olhada, e me visitar no futuro...
Hoje darei umas cambalhotas na neve e beberei umas cervejas pra comemorar!!!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

"Snowblind"

O domingo comecou ensolarado. Sai pra dar uma volta a pe no centro de Hafnarfjordur. Em poucos minutos, o tempo mudou completamente... Segundos de silencio, e neve nos olhos...

Reykjavik, e a catedral viking.

No final da rua, ao fundo, esta Hallgrimskirkja a grande catedral luterana de Reykjavik. Uma bela construcao que lembra um barco viking... Ela levou trinta anos para se construida, de 1945 a 1986, e tem quase 80 metros de altura.O viking "esverdeado", que esta um pouco dificil de ver, é Leifr Eiriksson, o descobridor das terras do norte. A estatua foi um presente dos americanos ao povo islandes pelo seus mil anos de "parliament" em 1930. (O exercito americano deixou o pais a alguns anos atras).

Paguei pra pegar um elevador dentro da catedral, e agora, o meu "ticket" vale por toda a eternidade... Posso ficar subindo e descendo a hora que quiser pra tirar fotos de Reykjavik. Essa é uma delas. Casas coloridas, o mar e as montanhas...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

''Bræður og systur''

A maioria dos islandeses parecem nao ''se bicarem'' com os poloneses, maioria imigrante do país. Por isso, criaram um show em homenagem a essa situacao conturbada. ''Bræður og systur'', que significa ''irmaos e irmas'' reuniu diversos artístas (e alguns políticos dos dois países, obviamente), que ''lutam'' por uma melhor harmonia entre esses povos, maior tolerancia por parte dos islandeses. E digo isso, porque mesmo nao entendendo nenhuma palavra, eu tinha ''bons'' tradutores... O que importa é que foi de graca, sentado, comendo e bebendo, e com uma aparelhagem e qualidade de som absurdas. Tinha brasileiros, angolanos, alemas e dinamarquesas no meio da galera da terra gelada.
Os artístas que se apresentaram: Bubbi Morthens, Nydonsk, Mínus, Lay Law, Ragnheidur, Poetrix, South River Band, Raggi Bjarna, Buff, Fabula... entre outros.
A foto em destaque é a banda Mínus (pronuncia da forma que se escreve), que é um dos sons ''pesados'' que mais tenho ouvido ultimamente. É um rock and roll simples, com riffs de boa pegada. O vocalista canta igual ao CD... resumindo... fiquei impressionado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Uma ilha que respira música...

Ontem eu fui na casa do meu vizinho Bjorn, o Bc, e fiquei embasbacado com a quantidade de musica que o cara tem armazenado no computador. Percebi, e ele me contou, que a mesma sede que os islandeses possuem em consumir casas, carros, comida e tecnologia... eles tem pra musica... tinha até uns axés brasileiros perdidos no meio dos nomes mais estranhos e impronunciáveis possíveis... Passei a tarde vendo varias bandas diferentes, e fiquei impressionado com a variedade de estilos. Todos se conhecem como colegas... Hafnarfjordur, que é a cidade onde estou, tem apenas 20.000 habitantes, e a maioria das bandas vem daqui... é realmente impressionante a qualidade e o capricho das gravacoes, clipes, arte de pagina da web e etc...Preciso voltar a tocar logo... hehehe.
Coloquei o link das bandas que possuem o my space, quando vc entra na pagina, ela já comeca a tocar musica.. é bem facil, nao precisa dar download, e algumas bandas colocam os discos recentes de cabo a rabo. Pra quem tiver curiosidade é só dar um checada. Tem rock, folk, pop, instrumental, coros, musica eletronica e mais algumas coisas bem islandesas... E, segundo Bc, todos essa bandas se apresentam direto em Reykjavick, e outras como o Mínus tocam muito na Europa e nos ''US and A''.

Neve e belas paisagens.

Domingo, onze horas da manha, a neve esta bem fofa, e mesmo no jardim é preciso andar com cuidado pra nao cair em algum buraco. Estava pronto para aguentar um frio de 4 graus negativos. O sol gira em torno da linha do horizonte praticamente. A sensacao do dia é de um entardecer de mais ou menos 7 horas. As casas que aparecem ao fundo sao vizinhas. Os terrenos sao grudados, e nao tem divisória. Aqui eles nao fecham nada, nem a casa, nem os carros. Beggi e o meu tio Inácio, me levaram pra um fazenda que fica numa parte mais remota da ilha. No caminho me deparei com paisagens muito bonitas, a estrada passa bem proxima dessas montanhas, e do mar.


Pedras, neve, e um braco do mar (eu tinha falado mar do norte, mas é o Oceano Atlantico). Do outro lado está outra parte da ilha, que ainda nao conheco. Existe um tunel de 7km que passa por debaixo deste canal...


Essa foto foi tirada na fazenda. Foi primeiro lugar que meu tio Inácio morou aqui na Islandia. Os comodos sao alugados para turistas.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Resumo de 2 dias....

É... consegui achar essa merda de acento agudo. Aos poucos aprenderei a usar esse teclado que tem várias teclas a mais. O alfabeto islandes tem varias letras a mais.
Fui numa festa a fantasia, e o grande ''boss'', do lugar, era o ator que teve a cabeca arrancada naquele filme idiota do Quentim Tarantino, ''O albergue''. Tinha gente importante da Islandia, o ministro da saude, por exemplo. As fantasias eram muito bem feitas... e as mulheres sao um sonho de lindas, comida e bebida de graca.

Tenho certeza de uma coisa... o melhor agasalho do homem é a cerveja... depois de algumas eu nao estava sentindo mais frio algum. A cerveja aqui é muito forte, o volume de alcool é quase 8%, da Elephant, a Tuborg é 4.5%. O copo é de meio litro. Beleza... parece um sonho... mas custa trinta reais o copo.

No outro dia, que foi ontem, acordei com um ressaca brava. Aqui a cura é instantania, é só abrir a porta do porao que eu trombo com metros de neve... cura na hora... é por isso que a cerveja é mais forte. No Brasil a anti propaganda do alcool é, se beber nao dirija. Na Islandia é ...Se beber, nao desmaie. Se cair na neve... meia hora depois voce deixa de existir. É simples e pratico. Cura a ressaca. Conheci o centro de Reykjavik, a cidade é espalhada... nao parece pequena. Fui ao supermercado e fiquei horrorizado com a quantidade de comida.... daria pra alimentar a Africa inteira... e a cidade só tem 100 mil habitantes. O pais tem 350 mil habitantes e o poder de consumo deles é, no minimo, 6 vezes maior que o nosso . Chocante... confesso...é muito chocante.

Tudo é limpo demais, o ar, a neve, a comida... comi figado cérebro de carneiro... num é ruim nao. O frio da muita fome. Ou você come, ou você come.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Estou vivo!

Eu imagino que ninguem gosta muito de ficar onze horas seguidas num aviao. È impossìvel dormir. È praticamente um campeonato de acotovelamento... ganha quem for mais folgado, e olha que o ùnico que deu chilique no aviao era americano...

Sorte que a comida è boa, nao precisei ir ao banheiro pra fazer coisas mais sòlidas...

A primeira visao que tive da Europa foi a costa de Portugal. Foi emocionante... viajei pra caceta... olhando o mar, imaginando as caravelas... o mundo è lindo demais. Quando enfim cheguei a Londres, me diverti com o meu sotaque "british" mal feito. Nao estava frio, parece o frio de Sao Paulo. Revistaram tudo, demorei um pouco pra entender uma mulher que me pediu pra tirar os sapatos... ela disse tudo, menos "shoes".

O aeroporto è um pouco sujo, nao existe lixeira em lugar algum... (olha o grau da paranòia) realmente, o lugar è uma fortaleza gigantesca, imenso, parece a cidade de Midgar, do RPG Final Fantasy 7. Uma lixeira pode esconder uma ogiva nuclear...

O aviao da conexao pra Islandia atrasou um pouco. Quando disse no outro post que o aviao era "feito de gelo" fui muito otimista. Velhos... o aviao è uma sucata, era melhor que fosse de gelo mesmo... como diria o meu falecido avo... è um rojao na bunda de cagasso! Ainda bem que tinha muita mulher bonita no aviao, pra distrair, e elas foram incrivelmente simpaticas.

Quando cheguei no aeroporto de Heplarvick, quase 1 hora da manha, a alfandega comecou a "noiar" comigo. Putz... zuaram na minha bagagem, o cara nao conseguia entender o porque deu estar chegando num frio desses... Por fim, perguntou se eu ja usei drogas e passou um pano na minha mao pra detectar alguma coisa. Foi um inferno de tenso, eu aposto que o filha da puta deve ter usado muito mais drogas do que eu.

Quanto a neve, sò posso dizer que è muito linda, pegamos um mau tempo pra chegar na cidade... nao dà pra ver as estradas, o vento è muito forte... me senti dentro do "discovery channel", natureza hostil, violenta, e incrivelmente bela. Estou vivo e emocionado.

Mais tarde eu escrevo mais... tenho muita coisa pra ver...

Peco desculpas pela falta de acentuacao... o teclado aqui è complicado.